Saturday, March 21, 2009

Cozido á Portuguesa.


Leonor como prometido,aqui esta o meu.





A travessa já pronta para ir á mesa.




Arroz branco que cozi com as águas dos vegetais e das carnes.




Não podia faltar no fim a sopinha do cozido.

Basta usar a água da cozedura das hortaliças,juntar e migar as cenouras,o lombardo,a couve,deixar ferver e juntar massinhas pequenas e umas folhas de menta.Deixe cozer por 10minutos ,fica uma delicia.



Ingredientes

..400g de carne de vaca
..1 pé de porco
..meia galinha
..200g de entremeada
..400g de entrecosto
..200g de touchinho fumado
..1 chouriço de carne
..1 farinheira
..1 morcela de arroz
..1 chouriço de sangue
..250g de feijão
..4 cenouras
..1 nabo
..1 lombardo
..1 couve portuguesa
..batatas q.b.
..arroz
..orelha de porco e rabo "opcional"


Lave e limpe bem as carnes,tempere com sal e deixe ficar por cerca de 1 hora,antes de ir a cozer na panela de presão por cerca de 20 minutos.Depois de cozidaa,parta a carne a seu gosto e volte a por dentro da panela.
Arranje os legumes e numa panela grande leve á cozer com água e sal,as batatas,o lombardo,a couve,o nabo,as cenouras por cerca de 10\15minutos,cinco minutos antes de acabar o tempo da cozedura junte o chouriço de carne,a farinheira,a morcela e o chouriço de sangue a cozer .Retire os enchidos e parta-os as rodelas e reserve.
Coza o feijão em água e sal na panela de presão por 10 minutos e reserve quente.
Leve o arroz a cozer com a metade de ambas as águas das cozeduras,durante 10 minutos e mantenha quente.
Numa travessa a gosto disponha as carnes,os legumes,os enchidos,o feijão e sirva quente e de imediato,acompanhado do arroz branco

Bom Apetite.

13 comments:

nanda said...

Menina,esse cozido está de comer e chorar por mais! que maravilha! A Jéssica quando viu, suspirou , a dizer que tinha saudades de um cozidinho desses....e eu juntei-me a ela no suspiro..humm, já ia um pratinho desses..Beijinhos,babados..

Unknown said...

Olá amiga,fica prometido vens cá que eu faço-te um assim,beijocas doces,e bom fim de semana para as duas já tenho saudades vossas.

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Leonor said...

Aqui está o dito cujo cozido á Portuguesa ! Muito bem ainda não esqueceu hahahah está muito bonito parabéns xana .já comia um pouquinho. bjs

Leonor said...

Até aqui há quem tire as coisas ! Estava cá um bolo talvez de bolachas ,e agora onde o escondeu ? Já sumiuuuuuuuuuuuuuuu. bjs

Unknown said...

Leonor obrigado,beijocas e bom fim de semana.

Unknown said...

Ok Leonor já vou ver,mas penso que não sumiu,beijocas doces.

No Reino do Infinito said...

Ai mulher, uma das minhas comidas preferidas e eu que nunca faço em casa porque somos só nós dois, aproveito para comer o Cozido da minha Ma~e que é uma delícia para o paladar. O teu já marchava agora!!!!
Beijocas amiga

Unknown said...

Fica para quando nós encontrar-mos por tugal,que dizes,amiga,o que pode acontecer de seguida é darmos uma moleza daquelas,beijocas doces.

Unknown said...

E este cozidinho...jesus...eu adoro cozido...todos os enchidos couves e tudo aquilo a que temos direito. jinhos grandes e óptimo domingo.

Unknown said...

Obrigado Sónia e para ti também beijocas doces.

Rico said...

Puxa há quanto tempo que não comia um cozidinho...adorei mesmo ver este e que bem feito que esta, já ia para a guela. xxx

Unknown said...

Obrigado Ricardo,estava yummy beijocas doces.

Bolo de aniversário á minha moda..

Bolo de aniversário á minha moda..

Os meus amigos,Nanda Vale do amoresabores.blogs.sapo.pt e o Ricardo do ricocoffeeshop.blogspot.com.

Os meus amigos,Nanda Vale do amoresabores.blogs.sapo.pt e o Ricardo do ricocoffeeshop.blogspot.com.
Uma só cozinha para três cozinheiros?Nem imaginem a confusão que foi,lolo.

Imaginem as 11h da noite estar a comer pão com chouriço e salsichas acabados de sair do forno.

Imaginem as 11h da noite estar a comer pão com chouriço e salsichas acabados de sair do forno.

Luís e Laurinda os meus colegas da radiolusitana.net

Luís e Laurinda os meus colegas da radiolusitana.net
E o meu afilhado Diogo....

Olhem quem são elas....

Olhem quem são elas....

Olhem só quem eu encontrei...

Olhem só quem eu encontrei...
A Sónia da cozinhadaalexandra.blogspot.com

I encontro de blogs de culinária no Uk ...

I encontro de blogs de culinária no Uk ...
A Nanda,mim e a Sandra do cacahuete.blogspot.com mais um rosto que se junta a nós.

Olha uma almoçarada de amigas.

Olha uma almoçarada de amigas.
Devorando umas francesinhas.

pudsey bear cake

pudsey bear  cake

Mais uma jantarada de amigos.

Mais uma jantarada de amigos.
Olha o frango da Elvira.

Castelo da hello Kitty em bolo...

Castelo da hello Kitty em bolo...

Maravilhas á mesa recomenda este livro.

Maravilhas á mesa recomenda este livro.
Esta disponivel neste site,www.wook.pt

Cestinha de frutas em bolo.

Cestinha de frutas em bolo.

Doll cake....

Doll cake....